quarta-feira, 17 de fevereiro de 2021

DOFUS e DOFUS RETRO - PROGRAMAÇÃO DE 2021

Posted by Ismael Rocha on 14:51:00 in , | No comments


 Como 2020 já ficou para trás, está na hora de fazer um balanço do ano passado, mas principalmente de se projetar e se concentrar no ano que vem aí pela frente.

PREÂMBULO

Caros(as) aventureiros(as),

Este artigo vai ser meio longo, mas é porque estou a fim de divulgar em detalhe nossa visão e nossos objetivos para este ano, sem no entanto criar um efeito de anúncio, pois nossa comunicação deve acompanhar e ritmar a vida do jogo no longo prazo, com os conteúdos futuros. Porém, pelo que dizem por aí, tenho uma certa reputação a manter. Portanto, vou ser bem generoso…

Assim como ano passado, vou me focar ao mesmo tempo em DOFUS e DOFUS Retrô, explicando o que está esperando por vocês este ano. Com vocês, a nossa programação!


O ano de 2020 foi muito importante para DOFUS Retrô. Desde a implementação da atualização inicial 1.30 e o lançamento de DOFUS Retrô, aconteceu coisa pra caramba!

Além de algumas atualizações secundárias, três atualizações consideráveis já foram realizadas no intuito de continuar melhorando a experiência inicial da 1.29 e o lançamento da versão remasterizada, arrematando tudo com capricho. A equipe está satisfeita com o que pudemos oferecer a vocês este ano em termos de evolução ergonômica e aprimoramento das condições de jogo, sempre visando uma utilização cada vez mais conveniente. Assim, este ano, continuaremos trabalhando nesse sentido. Já temos alguns projetos em mente: desejamos nos dedicar em especial às interfaces de jogo.

Estamos estudando novas possibilidades para melhorar ainda mais a experiência de jogo. Sei que alguns membros da comunidade são bastante ativos e organizados para fazer propostas, e eu gostaria de lhes agradecer por isso. É claro que todos nós, fanáticos pelo jogo, temos nossos próprios desejos e vontades, que vêm alimentar os debates da equipe e nos dar ideias para proporcionar ainda mais comodidade à vida de vocês!

Vocês realmente nos surpreenderam e, acima de tudo, corroboraram nossas escolhas com seu profundo desejo de descobrir a aventura inédita dos servidores monoconta, assim como o projeto de atualização da futura 1.35, que representa um verdadeiro desafio para nós.

SERVIDORES MONOCONTA

Antes de lhes abrir a possibilidade de enfrentar Qu’Tan e Ilyzaelle, desejamos nos concentrar em limitar a trapaça nos servidores monoconta e implementar novas restrições de acesso aos mesmos. Nosso objetivo é garantir as melhores condições de jogo possíveis e fazer com que elas tenham um futuro perene. É sempre a contragosto que decidimos reforçar as restrições para aproveitar o jogo, mas essa medida se revelou necessária. Refletimos sobre as limitações que nos pareciam mais adequadas e decidimos, por enquanto, ser bastante rigorosos com relação a essa questão. Uma análise das últimas semanas nos comprovou que a situação no jogo agora está bem mais positiva do que antes (não está perfeita, claro, mas já está bem melhor). Porém, continuamos estudando esse assunto e estamos efetuando alguns testes para concluí-lo. Se os resultados forem satisfatórios, informaremos vocês em breve.

Desde então, a última fusão dos servidores monoconta foi realizada, e hoje todos vocês estão vivendo a aventura juntos, no mesmo servidor. Sei que algumas pessoas acharam que essa fusão tinha sido feita “cedo demais” na história dos servidores, mas saibam que foi por bons motivos. Após a tradicional entrada em massa dos jogadores e deixando de lado a maioria dos “personagens de irmãos mais novos” (desculpa que alguns dão quando jogam com personagens múltiplos não autorizados), observamos uma queda da população nas últimas semanas, o que nos abriu essa oportunidade. Manter um único servidor final era o ideal tanto para vocês quanto para nós, em termos de moderação, organização de atividades e principalmente para a vida do servidor no longo prazo. Estamos cientes de que o servidor está atualmente bastante carregado por causa da fusão, mas esse servidor único era realmente a melhor solução para o futuro. Porque precisamos pensar no amanhã de vocês, fiéis aventureiros!

Desde a fusão, Boon vai muito bem, então vocês estão com um servidor que agora está bastante ativo em todos os níveis. Vamos continuar acompanhando de perto a evolução e a vida do servidor. Estamos muito felizes de lhes proporcionar essa experiência inédita em DOFUS Retrô. Esperamos que vocês a aproveitem ao máximo!

RETRÔ PARA O FUTURO

No quesito eventos e atividades, começamos o ano propondo eventos no jogo para dinamizar a vida de DOFUS Retrô. Em breve, organizaremos novas atividades no jogo.

Por causa da fusão dos servidores, em breve também prepararemos uma nova atividade para ganhar certas casas, assim como fizemos na fusão anterior. Isso valerá igualmente para determinados cercados. Vocês receberão mais informações depois que o evento for anunciado. No momento em que estou escrevendo estas linhas, posso dizer que não vai demorar muito.

Ainda temos à nossa disposição alguns trunfos, ou seja, conteúdos ocultos no jogo que serão utilizados como suportes, igualmente para futuras atividades. Haverá novos Dungeon Farmers, e também pretendemos criar outros eventos para que vocês possam obter certos Polikromáticos, por exemplo.

A partir de agora, vamos nos focar em produzir a próxima atualização 1.35. Apresentaremos novidades com relação ao andamento do projeto assim que for possível. Estamos ansiosos para ver vocês tentando pegar os valiosos Dofus Marfim e Ébano, além de encarar esses novos calabouços!

Gostaria de aproveitar para anunciar que, no âmbito da atualização 1.35, abriremos um servidor beta em DOFUS Retrô para permitir que vocês testem profundamente o jogo antes de a atualização entrar em produção.

Para concluir, queria dizer que este ano experimentamos diversas modalidades de pacotes de assinatura disponíveis no jogo e de atividades da loja em torno de DOFUS Retrô. Estamos imaginando o que poderíamos oferecer aos nossos jogadores em futuros (ou totalmente novos) pacotes de assinatura. Deixem as ideias de vocês nos comentários: será um prazer ler todas elas! Então é isso com relação a DOFUS Retrô!

Há tanta coisa para dizer e fazer quanto a DOFUS! O ano de 2021 será realmente decisivo para DOFUS, isto é, um ano de transição.

PORT DO JOGO PARA UNITY

Se estou falando de transição, é porque, este ano, o port do jogo para Unity já saiu da fase de pré-produção e entrou na de produção. Para quem ainda não está familiarizado com esses termos, saibam simplesmente que, em 2020, passamos um tempão estudando o material já existente, atualizando os impressionantes números relativos ao conteúdo acessível no jogo e analisando em detalhe a forma como vamos realizar esse port.

Estabelecemos as bases do projeto, criamos um protótipo, determinamos nossos objetivos e consideramos o máximo de restrições possíveis no futuro cliente de jogo. Agora está literalmente na hora de traduzir as milhares e milhares de linhas de código do cliente em seu futuro ambiente. Também vamos aproveitar para repensar algumas ferramentas utilizadas na produção do jogo a fim de facilitar a nossa vida. É um trabalho colossal, não vou mentir.

Voltaremos no decorrer do ano com novas informações sobre o port do jogo: divulgaremos nossos avanços com relação às evoluções, principalmente gráficas, assim como já começamos a mostrar na Krosmonote 2020. Vocês viram uma pequena amostra disso através do trecho de um vídeo proveniente do protótipo que criamos durante a pré-produção do port. Nossa meta é simples: deixar o Mundo dos Doze ainda mais bonito e dinâmico, modernizar os personagens, insuflando-lhes mais vida, e melhorando ao mesmo tempo as condições de jogo, obviamente.

Quanto aos personagens, este ano apresentaremos (em um formato que ainda não definimos) o resultado dos nossos primeiros estudos. Além da animação, estamos considerando uma atualização gráfica das classes do jogo. Ao longo do tempo, modernizamos a direção artística dos personagens, em especial a dos NPCs, aos quais vocês agora ficam se comparando cada vez mais.

Assim, em paralelo com a reformulação do modelo dos personagens para as animações, estamos trabalhando em uma nova versão dos seus personagens preferidos. Sabemos que esse tipo de iniciativa já se revelou complicado para a Ankama no passado (sejamos sinceros), portanto gostaríamos de sondar a opinião de vocês antes. E, depois, apresentaremos a nova aparência das classes de personagens. É uma questão vasta e importante, sobre a qual queremos consultar nossa comunidade. E o debate sem dúvida será interessante!

ATUALIZAÇÃO 2.59

Como já anunciamos, o ano começará com uma atualização destinada a melhorar as condições de jogo. Assim, ela não vai trazer nenhum conteúdo novo. É uma iniciativa inédita para nós, mas sabemos que podemos contar com o apoio de vocês durante esse período. Nessa primeira atualização corretiva, poderemos dedicar tempo aos conteúdos ou sistemas de jogo que estão precisando de atenção. Estudaremos cuidadosamente o impacto desse tipo de atualização no futuro do jogo para, quem sabe, repetir essa iniciativa mais para a frente. No longo prazo, estamos obviamente contando com o avanço do port para, no futuro, resolver mais problemas no jogo. No entanto, em paralelo, precisamos manter nosso empenho para terminar a versão que está atualmente em produção.

Não poderemos dar conta ao mesmo tempo de todas as questões durante essa fase, por isso selecionamos alguns projetos que nos pareciam prioritários, como por exemplo vários bugs relativos às classes de personagens, bem como seus feitiços, aos quais estamos dando bastante atenção.  Essa atualização tem como objetivo implementar correções, portanto não haverá balanceamento nas classes. Em nenhuma? Não, uma exceção vai confirmar essa regra, pois faremos o tão aguardado balanceamento da classe Sacrier (sim, eu sei, de novo).

Para nós, essa atualização também representa uma oportunidade de repensarmos certas funcionalidades do jogo, tais como os Sonhos Infinitos, que necessitam de alguns ajustes técnicos. O Koliseu é igualmente uma das questões centrais sobre as quais a gente vem pensando seriamente nos últimos tempos, mas ele precisará passar mais tempo em produção. Assim, as modificações chegarão mais para a frente este ano. Temos vários assuntos em pauta: o matchmaking e suas regras, a progressão e o sistema de ligas, eventos para aumentar a participação no Koliseu e fazer com que ele seja mais atrativo para quem não necessariamente joga em PvP hoje.

Vocês terão mais informações quando a produção da atualização estiver mais adiantada. Esse formato inédito de atualização vai ser meio diferente, pois também queremos instaurar um período de beta mais longo do que de costume.

JÁ É TEMPORIS

Em 2021, a tão aguardada experiência Temporis também estará de volta! Após a Ascensão dos Pergamantes, não foi fácil imaginar uma nova ideia que trouxesse tanto empolgamento e diversão quanto a edição anterior. É, como sempre, um verdadeiro prazer trabalhar nesses servidores temporários, onde podemos, paradoxalmente, transformar de forma radical os hábitos de jogo que vocês têm, sugerindo-lhes uma outra maneira de enxergar a aventura DOFUS.

A próxima edição de Temporis vai ser incrível! Mal posso esperar para a equipe poder divulgar e explicar o próximo conceito das aventuras de vocês. Bom, todo mundo vai ficar chateado comigo, mas no momento vou ter que ficar de bico calado sobre o assunto. Tudo o que posso dizer agora é que a experiência Temporis vai ser completamente diferente da edição anterior.

Depois de ler, com um sorriso nos lábios, muitas teorias dos nossos jogadores sobre a próxima edição, posso lhes garantir que, mais uma vez, não medimos esforços para surpreender a nossa comunidade. De qualquer forma, em breve vamos torturar vocês com um teaser desumano! Geral vai ter que aguentar pacientemente, porque Temporis não vai chegar antes do segundo trimestre.

E O QUE VEM DEPOIS?

O ano de 2021 só está começando, mas a programação já está bem cheia!

Já anunciamos a reformulação de Bonta e Brakmar que está vindo por aí. Vou ser sincero: inicialmente, havíamos definido uma data de lançamento para o meio do ano. Porém, acabou ocorrendo uma mudança nesse calendário...

Esse é um ótimo exemplo para demonstrar por que não divulgamos antecipadamente os conteúdos que serão oferecidos a vocês, mesmo que às vezes a gente já saiba um ano antes. Desde a Krosmonote, aconteceu muita coisa aqui nesse projeto, e nós adiantamos bastante a pré-produção da atualização. Tanto que, nesse meio-tempo... nossas especificações técnicas evoluíram consideravelmente. Para lhes dar uma ideia, estamos simplesmente falando de uma reformulação (volume atual, sem o novo conteúdo) ainda mais significativa do que a que foi realizada em Pandala inteira ano passado.

Queremos realmente fazer uma reformulação à altura das grandes cidades e vamos incorporar conteúdo novo para acompanhá-la. Sem esquecer que, este ano, devemos concluir o arco de história do Eliocalipse. Reservamos algumas surpresas para vocês…

“E para o meio do ano?”, perguntarão vocês. Foi mal de novo, mas é surpresa! Porém, prometo que vocês não vão ficar sem nada. Um novo conteúdo de alto nível estará esperando por vocês em uma zona novinha em folha. Contudo, precisamos cultivar um pouco de mistério sobre este belo ano que nos aguarda.

Em paralelo, estamos trabalhando, este ano mais uma vez, em projetos estruturais muito importantes, como por exemplo a reformulação “social” de DOFUS, ou seja, a maneira como vocês interagem uns com os outros, conversam, criam grupos, enfim, a forma como vocês constroem, em conjunto, o universo das suas aventuras.

Essa reformulação social será realizada em várias partes, através das atualizações deste ano. Ela também modificará os sistemas de guildas e alianças presentes no jogo. Decidimos ir com calma na hora de efetuar essas modificações, pois desejamos ter o máximo de clareza com relação às nossas escolhas antes de integrá-las no jogo.

No que diz respeito às guildas, nossa reflexão não inclui uma reformulação, mas sim uma revisão de certos aspectos da gestão de guildas e principalmente o desejo de lhes conceder mais ferramentas e objetivos para jogar em guilda. No caso das alianças, a questão é bem mais complexa e exigirá uma reformulação mais profunda.

Este ano, também vamos analisar o caso dos rankings acessíveis no site de DOFUS. Sem admitir nenhum fracasso (quer dizer, na verdade, sim), o ranking sofre inúmeros problemas duradouros, e não conseguimos encontrar nenhuma solução definitiva. Isso se deve principalmente ao extraordinário volume de dados que ele precisa processar. Poucos jogos online com múltiplos jogadores em massa oferecem um ranking global em que, mesmo estando na 38.463a posição, você consegue encontrar a si mesmo.

Nós conversamos muito aqui e decidimos restringir o ranking a uma classificação limitada a uma certa quantidade de posições (nessa altura, provavelmente um Top 1.000, o que achamos suficiente), a fim de garantir o bom funcionamento dele. Em DOFUS Retrô, pudemos testar um outro sistema com os servidores monoconta, e o resultado é bem mais estável.

Quanto aos bots no jogo, também implementamos um montão de coisas em DOFUS Retrô este ano e adotamos novas ferramentas que se revelaram eficientes. No futuro, pretendemos resgatar certas soluções empregadas e integrá-las em DOFUS para reforçar nossa eterna luta contra os bots.

Gostaria de aproveitar para abordar um outro assunto estrutural muito importante, que diz respeito ao ritmo das atualizações. Há muitos anos, DOFUS passa por uma grande atualização cerca de uma vez por trimestre. Isso vai mudar. Pois é, esse ritmo às vezes se torna um verdadeiro obstáculo para realizar projetos mais ambiciosos no longo prazo. E, com o port para Unity em paralelo, seríamos obrigados a fazer escolhas que poderiam prejudicar a qualidade e a quantidade dos conteúdos lançados nas atualizações do jogo. Isso não quer dizer que vamos fazer menos coisas no jogo (longe disso – acho que, a esta altura do artigo, vocês já entenderam, né?), mas sim que tomaremos um pouco de liberdade com relação à cadência das atualizações.

Acho que já falei de todos os principais assuntos que eu queria abordar com vocês aqui. Saibam que eu sempre falo em nome de uma equipe extremamente empolgada e dedicada. Espero que este artigo responda à maioria das dúvidas de vocês sobre o futuro de DOFUS.

O Djinn costuma dizer que nós quisemos agradar a todo mundo e ajudá-los a se distrair ao longo de todo o ano passado. É verdade! Esperamos que, apesar do que está acontecendo no mundo, possamos lhes proporcionar um pouco de diversão e oxigênio, permitindo que vocês percorram o Mundo dos Doze durante esse período tão peculiar.

Continuem tomando os cuidados necessários consigo e com as pessoas ao seu redor. Mais uma vez, em nome da equipe DOFUS, eu gostaria de agradecer de coração a cada um de vocês por todos esses anos que já passamos juntos. Após os 15 anos de DOFUS, este ano comemoramos os 20 anos da Ankama! O que será que ainda reservamos para vocês…?

Logan.


Fonte:

DOFUS e DOFUS Retro - Programação de 2021 - Info - Novidades - DOFUS, o MMORPG estratégico.

0 comentários:

Postar um comentário