terça-feira, 14 de agosto de 2018

Reformulação das mascotes

Posted by Ismael Rocha on 19:23:00 in , | No comments
O sistema de mascotes é, provavelmente, um dos mais antigos que existe e, mesmo tendo passado por diversas melhorias ao longo dos anos, ele não é mais adequado e necessita de uma reformulação global hoje. Isso diz respeito tanto ao funcionamento das mascotes (alimentos, ritmo de evolução) quanto aos bônus. Para simplificar a leitura, nós trataremos principalmente das mascotes neste devblog, mas tudo o que está explicado aqui também se aplica às montascotes.


Trata-se, então, de propor um novo sistema que atenda aos seguintes objetivos:
  • Acabar com as restrições temporais na evolução das mascotes.
  • Dar a elas bônus que possam competir com as montarias.
  • Permitir que tenham um impacto sobre a economia dos servidores do jogo.
  • Repensar o método de obtenção para melhor integrá-las aos diferentes conteúdos.
  • Ter um sistema mais acessível.

A fim de alcançar esses objetivos, o sistema foi revisto sob todos os seus aspectos.

A EVOLUÇÃO DAS MASCOTES


A evolução das mascotes agora se baseia em níveis: no momento da obtenção, o nível delas é 0, e podem ganhar experiência até alcançarem o nível 100. 

Para dar experiência à mascote, será preciso alimentá-la. A dieta das mascotes agora está consideravelmente mais diversificada, e não será mais necessário esperar um certo tempo antes de poder alimentá-las novamente: qualquer mascote agora poderá ser alimentada com qualquer recurso e a qualquer momento.

A quantidade de experiência dada por cada recurso dependerá de diferentes fatores: nível, dificuldade de obtenção (quanto mais baixa for a taxa de obtenção, mais experiência dará) e sua origem (se é um recurso de guardião de calabouço ou um recurso coletável, por exemplo). Um esclarecimento para quem está familiarizado com o sistema de reciclagem: os critérios levados em conta são os mesmos. A única diferença é que as zonas controladas não têm impacto nenhum no que diz respeito às mascotes.

OS BÔNUS


Os bônus das mascotes agora dependem diretamente do nível delas: se uma mascote estiver no nível 50, ela só terá a metade dos bônus. Se estiver no nível 100, terá todos os bônus. No início, é muito fácil fazer com que a mascote suba de nível. Aos poucos, vai ficando cada vez mais difícil (e caro).

Com esse novo sistema, as mascotes não podem mais progredir de uma única maneira: você não poderá mais escolher a característica que deseja fazer evoluir. Isso deve tornar interessante um número maior de mascotes: em vez de ter uma mascote que beneficia de 3 bônus diferentes, por exemplo, ela passará a ter apenas um bônus, e suas duas outras características estarão disponíveis por meio de outras mascotes. Nós aproveitamos para repensar os bônus de todas as mascotes a fim de melhorá-las consideravelmente e deixá-las à altura das montarias.

Algumas exceções: as mascotes que não precisam ser alimentadas atualmente (Kema e Quaquá, por exemplo) também não evoluirão com o novo sistema. Os bônus delas foram revistos para ficarem mais interessantes, mas não será possível alimentá-las e elas já virão com o bônus máximo (como é hoje).

COMO OBTÊ-LAS


Hoje em dia, há diversas maneiras de conseguir uma mascote: terminando um calabouço, realizando uma missão, comprando de um PNJ, na loja (em ogrinas) ou ainda trocando com outro jogador.

Nós vamos aumentar consideravelmente a quantidade de mascotes que podem ser obtidas no jogo. O objetivo é retirar da loja e de diferentes ofertas comerciais a maioria das mascotes para que o método de obtenção passe a ser relacionado a um conteúdo acessível no jogo. Em um primeiro momento, aproximadamente 40 mascotes serão transferidas da loja, e continuaremos adicionando outras ao longo das atualizações.

Cada uma dessas mascotes será associada a um conteúdo que deverá ser completado (missões ou sucessos, por exemplo): você poderá, então, ver a mascote sob forma de PNJ. Em seguida, terá que entregar a ela uma certa quantidade de recursos (relacionados ao mesmo conteúdo) para poder adotá-la. Salvo algumas exceções, cada mascote só poderá ser obtida uma vez por personagem.

Também repensamos o método de obtenção de algumas mascotes que já podem ser adquiridas no jogo, para evitar que seja gerada uma quantidade muito grande delas. Nós constatamos que, muitas vezes, essas mascotes acabavam sendo abandonadas, usadas para alimentar Dragunas ou até mesmo trituradas, o que é uma pena... e cruel.

ACERCA DAS MASCOTES


Uma das maiores mudanças é que as mascotes não têm mais pontos de vida. Assim, deixou de ser possível matar ou feri-las, o que quer dizer que não é mais necessário curar ou ressuscitá-las.

Além disso, nós excluímos o sistema de zona preferida e de capacidades aumentadas. Nós achamos que os novos bônus das mascotes serão, por si só, suficientemente interessantes e diversificados, então não há necessidade de acrescentar esse sistema também.

Consequentemente, algumas modificações (exclusões) foram realizadas nos diferentes sistemas relacionados às mascotes:
  • O calabouço das mascotes deixou de fazer sentido, então foi excluído.
  • Os fantasmas de mascotes foram excluídos. 
  • Aqueles que estiverem presentes nos inventários e mercados serão automaticamente ressuscitados.
  • Os certificados de mascotes foram excluídos. 
  • Aqueles que estiverem presentes nos inventários e mercados serão automaticamente substituídos pelas mascotes correspondentes.
  • Os pós de Eniripsa e de ressurreição foram excluídos.
  • Os hormônios foram excluídos.
  • As poções de aprimoramento não podem mais ser fabricadas. 
  • Será possível usar suas poções de aprimoramento para recuperar os ingredientes usados para fabricá-las (exceto o hormônio).
  • As poções de ração foram excluídas.

CONVERSÃO DAS MASCOTES ANTIGAS PARA AS NOVAS


Os bônus das suas mascotes não se perderão com a mudança de sistema. Suas mascotes serão reinicializadas (nível 0), mas você receberá um recurso que lhe permitirá dar um certo número de pontos de experiência a qualquer mascote.

  • O valor da experiência dada por esse recurso dependerá da mascote e do nível que ela alcançou.
  • Por exemplo, o novo Nomoon terá 120 de Prospecção. Se você tiver um que dá 90 de Prospecção, você receberá um recurso que lhe permitirá elevar qualquer mascote ao nível 75. Se der esse recurso ao seu Nomoon, ele passará a ter 90 de Prospecção. 
  • Você pode escolher dar esse recurso a outra mascote para fazê-la alcançar o nível 75 (e ela dará outro bônus em vez de 90 de Prospecção, dependendo da mascote).
  • Se seu Nomoon tinha apenas 60 de Prospecção, você receberá um recurso de nível 50.
  • Se você tiver um Corvoquinho Feio com 44 de Prospecção, você receberá um recurso que permitirá elevá-lo ao nível 36,7, aproximadamente.
  • Se tiver diversas mascotes, você receberá uma quantidade equivalente de recursos, e poderá dar vários a uma mesma mascote. Observe que, nesse caso, o nível alcançado por essa mascote não será a soma dos níveis de cada recurso: como a curva de progresso das mascotes não é linear, quanto mais alto for o nível dela, mais experiência será necessária para alcançar o nível seguinte.
  • No entanto, algumas mascotes serão transformadas em itens de aparência (principalmente as mascotes obtidas por meio do DOFUS Pets). Nese caso, você receberá a mascote sob forma de item de aparência e, se ela tinha bônus antes, um recurso que lhe permitirá fazer com que outra mascote chegue a um nível equivalente.



0 comentários:

Postar um comentário