Histórico
Na mesma época do ano passado, nós realizamos uma reformulação dos feitiços do Sacrier: supressão do grupo Terra, reorganização dos feitiços elementares e modificação dos Castigos, que aumentam a eficácia quando o Sacrier está com menos de 50% de vida.
Nós percebemos rapidamente que, infelizmente, estas modificações no Sacrier (especialmente as dos Castigos) causavam alguns problemas:
- O Sacrier podia mudar de Castigo várias vezes por turno, o que lhe permitia acumular papéis facilmente.
- O sistema que exigia que o Sacrier estivesse com menos da metade de vida para aproveitar a força máxima dos Castigos era pouco intuitivo e gerava um efeito de patamar importante.
Por estes motivos, nós realizamos modificações consideráveis no funcionamento dos Castigos em abril removendo a relação com a Vitalidade do Sacrier e aplicando um bônus progressivo durante vários turnos.
Esta atualização nos permitiu oferecer uma melhora significativa para a classe sem a necessidade de revisar profundamente todos os feitiços. Ela permitiu que a classe funcionasse de forma mais harmônica ao separar melhor os diferentes papéis que o Sacrier poder ter.
Entretanto a atualização afastou a classe da sua especialidade original (o seu lado Berzerker) e da possibilidade de administrar e utilizar com prudência a sua Vitalidade.
Para a criação das variantes de feitiço (e isso se aplica a todas as classes), nós não queríamos utilizar como base os feitiços e mecânicas que não nos satisfaziam.
Por isso nós decidimos resolver de uma vez os feitiços do Sacrier antes de idealizarmos as suas variantes.
A reformulação
Nós fizemos, então, uma nova reformulação da classe Sacrier.
Esta reformulação tem como objetivo deixar a classe mais coerente em relação ao que ele deveria ser (representando a sua identidade como classe Berzerker) e melhorar o funcionamento de certas mecânicas.
O feitiço dos Castigos
Os Castigos sempre foram uma pedra angular no painel de feitiços do Sacrier. No ano passado, diminuímos a sua quantidade para três: o Veloz para a mobilidade, o Robusto para a resistência e o Sanguinário para os danos.
Hoje queremos deixar para trás estes vestígios do passado: o sistema de Castigos foi apagado.
Sofrimento = Poder
Nós o substituímos por um sistema de Sofrimento:
- Quanto mais Sofrimento o Sacrier acumular, menos pontos de vida ele terá, porém mais danos ele causará.
- Menos Sofrimento, mais pontos de vida terá e maior redução aos danos sofridos.
Dependendo dos feitiços que utilizar, o Sacrier vai poder aumentar ou reduzir o seu Sofrimento. O seu nível de Sofrimento será determinado pelos feitiços que utilizar:
- Os feitiços elementares muito ofensivos aumentarão o seu Sofrimento.
- Os feitiços elementares defensivos diminuem o seu Sofrimento.
O Sacrier pode escolher se quer ter um papel defensivo ou ofensivo ao lançar certos feitiços ao invés de outros.
Obviamente há algumas restrições. O Sofrimento varia de -10 a 10 e não pode ultrapassar estes limites. Os bônus recebidos são os seguintes:
- Sofrimento positivo (1 a 10): o Sacrier ganha em dano, mas perde Vitalidade a cada aumento do Sofrimento.
- Com 6 ou mais, ele muda de aparência e ganha melhores bônus de danos.
- Sofrimento negativo (-1 a -10): o Sacrier ganha Vitalidade a cada melhora.
- Com -6 ou menos, ele muda de aparência e ganha um bônus de redução de danos.
Esta nos parece uma boa alternativa ao sistema de Castigos:
- O seu papel não é mais determinado pelos Castigos que eram adquiridos no lugar de outros feitiços potencialmente mais interessantes.
- São as ações do Sacrier que determinam o seu papel durante a partida.
- Os danos do Sacrier são inversamente proporcionais à sua capacidade de resistir aos danos (quanto menos Vitalidade possuir, mas danos causa e vice-versa).
Organização dos feitiços
A supressão dos Castigos, portanto, liberou três novos feitiços e isso deu espaço ao retorno do grupo Terra.
Os quatro grupos elementares foram reorganizados para integrar melhor o sistema de Sofrimento. Cada grupo é estruturado da seguinte forma:
- 1 feitiço de posicionamento ou de deslocamento
- 1 feitiço do tipo ofensivo que aumenta o Sofrimento
- 1 feitiço do tipo defensivo que reduz o Sofrimento
Os feitiços utilitários não foram muito afetados por esta reformulação:
- A Transposição não precisa mais de um estado específico para ser lançada
- A Convalescença não precisa mais de um estado específico para ser lançada
- A Punição não precisa mais de um estado específico para ser lançada e não aplica mais o estado Gravidade
- A Dor Compartilhada foi substituída por um novo feitiço que aumenta o Sofrimento em dois níveis.
- O feitiço Dor Compartilhada é usado agora como variante.
- O funcionamento de Evasão foi ligeiramente modificado: ele aplica agora uma invulnerabilidade no corpo a corpo e empurra uma célula no ataque corporal.
As variantes
O Sacrier, como as outras classes, terá uma variante para cada um dos seus feitiços. Vocês serão direcionados ao Devblog correspondente para descobrirem mais sobre o assunto.
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