A manutenção foi extremamente demorada, e nós enfrentamos dificuldades técnicas na hora de colocar os sistemas em ordem para que funcionassem de novo. Por isso, gostaríamos de falar um pouco sobre o que aconteceu nas 24 horas seguintes.
Em primeiro lugar, queremos dizer que ficamos muito impressionados com a quantidade de jogadores e a dedicação de todos, tanto em DOFUS quanto em Temporis IV. Obrigado do fundo do coração! Conseguir reunir tantos jogadores após mais de 15 anos de existência é um fenômeno muito raro. Nós não podíamos prever totalmente esse fenômeno.
A produção de uma atualização é sempre mais demorada do que uma manutenção semanal. Porém, desta vez, como vocês devem ter percebido, o servidor de conexão também nos deu a maior trabalheira.
Realizamos uma Ankama Live organizada em 10 minutos para tentar manter os jogadores informados e responder a perguntas. Nela, estiveram presentes mais de 50 mil jogadores (foi uma experiência muito louca para nós). Depois disso, conseguimos terminar de implementar a atualização por volta das 16h (horário de Paris).
16h10: o sistema que permite se conectar ao jogo cai por causa da enorme quantidade de jogadores tentando se conectar.
Começamos adicionando novos servidores para aguentar a carga.
Observamos uma fragilidade no banco de dados, então aproveitamos para aprimorá-lo. Era para essa modificação ter levado apenas 20 minutos, mas problemas com o equipamento prolongaram a duração da operação, que demorou 1h30.
18h00: Lançamos novamente a conexão ao jogo, mas ainda não está funcionando direito. A equipe de TI estuda possíveis soluções. Enquanto isso, a equipe de servidor otimiza a configuração dos servidores. Desligamos todos os serviços anexos não essenciais (loja, algumas ferramentas internas, etc). Descobrimos o culpado: era o Ankama Launcher que estava gerando solicitações demais.
19h30: Instauramos novas regras para interromper as conexões através do launcher. Por isso, pedimos que os jogadores se conectem inicializando diretamente o cliente de jogo, sem passar pelo launcher.
20h30: Os jogadores vão se conectando aos poucos, os servidores parecem estar aguentando a carga, então reabrimos as conexões através do launcher.
21h00: Realizamos mais modificações para fazer a loja voltar a funcionar corretamente.
21h40: Pronto! Até que enfim podemos abrir Temporis IV. Foi preciso a força de toda a equipe em confinamento, 20 litros de café e nervos de aço para que meses de trabalho finalmente se tornassem realidade.
22h40: Reabertura da loja e do chat do Ankama Launcher.
23h00: o chat do Ankama Launcher está sugando recursos demais, então decidimos suspendê-lo novamente.
23h30: o sistema que permite se conectar ao jogo sofre pane de novo. Instauramos novas regras para que os jogadores possam continuar se conectando.
02h00: Uma certa lentidão volta a perturbar o servidor de conexão.
Enquanto isso (em Veracruz), os jogadores relatam diversos problemas aos gerentes de comunidade, que os transmitem à equipe de produção. Dentre esses transtornos, há o fato de que os jogadores que utilizam MacOS não estão conseguindo se conectar (vamos falar sobre isso mais abaixo).
Desde o início da noite de terça-feira, alguns desenvolvedores investigaram o problema dos usuários de MacOS que eram bloqueados em 89%. A busca de soluções foi até tarde da noite, e nós efetuamos na tarde seguinte uma correção que resolveu o problema.
Alguns feitiços Sram estão com problemas. Ontem, logo de manhã, decidimos tornar alguns deles temporariamente indisponíveis até que sejam modificados.
O serviço de migração gratuito entre servidor Temporis está disponível desde ontem pela manhã neste espaço: Serviço de migração gratuito
Para os jogadores que estão nos servidores clássicos (sem ser Temporis), o Koliseu foi reativado.
Para os jogadores que estão nos servidores clássicos (sem ser Temporis), o Koliseu foi reativado.
COMPENSAÇÕES.
Como já dissemos durante a live, é raríssimo deixarmos um incidente desse tipo ocorrer sem oferecermos algo para compensar a indisponibilidade sofrida.
Por isso, todos os jogadores podem inserir agora mesmo o código: DOFUSAVRIL2020
Esse código lhe dará uma ficha de assinatura de 3 dias que você poderá ativar quando quiser. Para creditar a ficha em sua conta, clique aqui, ou no jogo, em Bolsa de Kamas/Loja/Presentes.
Como compensação adicional para nossos jogadores de Mac OS, que precisaram esperar ainda mais para conectar ao jogo, nós vamos creditar mais um dia de assinatura e 1 Perlaquim de Sabedoria e Prospecção diretamente em suas contas nos próximos dias.
Sentimos muito pelo incômodo causado a todos os nossos jogadores.
Gostaríamos de agradecer mais uma vez as mensagens de apoio que recebemos durante esse lançamento e lhes desejar uma ótima experiência em Temporis!
Por isso, todos os jogadores podem inserir agora mesmo o código: DOFUSAVRIL2020
Esse código lhe dará uma ficha de assinatura de 3 dias que você poderá ativar quando quiser. Para creditar a ficha em sua conta, clique aqui, ou no jogo, em Bolsa de Kamas/Loja/Presentes.
Como compensação adicional para nossos jogadores de Mac OS, que precisaram esperar ainda mais para conectar ao jogo, nós vamos creditar mais um dia de assinatura e 1 Perlaquim de Sabedoria e Prospecção diretamente em suas contas nos próximos dias.
Sentimos muito pelo incômodo causado a todos os nossos jogadores.
Gostaríamos de agradecer mais uma vez as mensagens de apoio que recebemos durante esse lançamento e lhes desejar uma ótima experiência em Temporis!
0 comentários:
Postar um comentário